A capsulite adesiva “ombro congelado”, é uma patologia inflamatória da cápsula articular e tendões das musculaturas do ombro.
É caracterizada por dor aguda (local e irradiada para o braço) e posteriormente acentuada restrição de mobilidade (por isso o apelido de ombro congelado).
As causas ainda são difíceis de definir em muitos casos pois pode ter relação com fatores hormonais, estresse, tempo prolongado de imobilização, fatores genéticos, síndrome metabólica, auto-imune, traumas, etc.
As propostas terapêuticas também são desafiadoras indo desde o controle da disfunção metabólica ou da doença de base até a abordagem direta articular, com foco no controle da dor/inflamação e ganho de mobilidade e função.
Pesquisas recentes levantaram ainda mais a importância dos músculos adjacentes ao ombro, pois em alguns casos de pacientes sob anestesia, apresentaram mobilidade passiva restaurada, ou seja, a disfunção tônica muscular e a dor eram o principal fator limitante (mais do que o componente articular “cápsula aderida”)
Isso levanta a importância de avaliarmos e reduzirmos a tensao miofascial de musculaturas específicas
adjacentes ao ombro, além das estratégias focadas na articulação, dor e processo inflamatório local.
A FISIOTERAPIA CLÍNICA E INTEGRATIVA promove esse olhar integral para um resultado potencializado.
Dr. Luciano Hoefling
Whats: (51) 99259.0133
(51) 3065.6520
Av. Nações Unidas 2475/602
Novo Hamburgo/ RS
