Carregando o mundo sobre os ombros!
A mialgia do trapézio (dor muscular na região sobre os ombros ao pescoço), ou mais específicamente, disfunção miofascial do trapézio superior; afeta principalmente as mulheres que realizam trabalhos que exigem ativação de baixa carga desta musculatura, porém por tempo prolongado.
Por exemplo: Trabalhadoras de escritório, em computador, trabalhos manuais, etc.
Essa exigência muscular contínua sobrecarrega a musculatura e pode ser acompanhada por uma mudança no metabolismo energético (diminuição de oxigênio), causando mais dor.
Um recente estudo* publicado agora em maio/2019 na American Journal of Physical Medicine & Rehabilitation, investigou através de biópsia muscular, características teciduais de um grupo de trabalhadoras de escritório com disfunção miofascial e outro sem sintomas nessa musculatura.
Eles constataram que existem alterações morfológicas e metabólicas nestes músculos sintomaticos, especialmente relacionados à alteração mitocondrial (região responsável pela energia/oxigenação a nível celular) e estresse oxidativo.
Tais achados nos trazem indicativos de porquê os pacientes melhoram mais quando alem da liberação miofascial, os suplementamos com elementos ortomoleculares que potencializam a função mitocondrial e quando utilizamos de forma associada terapia bio-oxidativa.
Tenha uma abordagem qualificada e atualizada através da FISIOTERAPIA CLÍNICA INTEGRATIVA!
Dr. Luciano Hoefling
Whats: (51) 99259.0133
(51) 3065.6520
Av. Nações Unidas 2475/602
Novo Hamburgo/ RS
