A dor no quadril de origem muscular e tendínea são as mais comuns, pois a região do quadril é composta por muitos músculos, e qualquer um deles quando em disfunção pode causar sobrecarga na região.
Porém há também um tipo de dor chamada de MERALGIA Parestésica, oriunda de um pequeno Nervo chamado Cutâneo Femoral Lateral, que passa pelo ligamento inguinal próximo ao osso da “bacia”, geralmente aonde se coloca o cinto.
O paciente costuma apresentar dor na região anterolateral do quadril/coxa, associada a uma queimação, dormência/formigamento e uma diminuição da sensibilidade, especialmente quando DEITA DE LADO ou quando pressiona superficialmente essa região.
Como é um nervo puramente sensitivo, os sintomas não estão atrelados a um movimento específico.
Como este nervo se origina no plexo lombar, mais especificamente na região entre a 2ª e 3ª vértebras lombares, falta de mobilidade adequada deste segmento da coluna ou contratura de musculaturas profundas nessa região podem interferir, assim como a tensão de um músculo grande da região lombar/quadril chamado de PSOAS.
Outras possíveis causas:
• Problemas articulares na lombar (L2/L3);
• Usar cinto muito apertado (homens), calça de “cintura baixa” muito apertada (mulheres);
• Alterações metabólicas/nutricionais;
• Trauma direto na região;
• Iatrogenia cirúrgica (sequela de cirurgias na região anterior do quadril, pelve ou região baixa do abdômen, que lesam o nervo durante a incisão ou procedimento);
• Pessoas obesas (compressão do nervo), ainda mais se ficam muito tempo sentadas.
O tratamento conservador costuma ter bons resultados quando o nervo não foi severamente danificado por uma cirurgia prévia, por exemplo. A FISIOTERAPIA CLINICA E INTERGRATIVA apresenta abordagens qualificadas no que se refere à terapia manual em possíveis pontos de compressão, assim como a suplementação ORTOMOLECULAR adequada para o nervo, além de outras abordagens no CONTROLE da DOR.
✅ Dr. Luciano Hoefling
Whats: (51) 99259.0133
(51) 3065.6520
Av. Nações Unidas 2475/602
Novo Hamburgo/ RS
