lgaoa1kawn1s9ou4dlfjmgzm9brab0
DOR NO PEITO

DOR NO PEITO

DOR no peito que não é cardíaca?

SIM, existem muitas dores na região do peito que não são de origem cardíaca (mais de 1/3 dos casos), PORÉM a pessoa que apresenta esse tipo de sintoma deve SEMPRE, em primeiro lugar realizar uma avaliação com o Cardiologista, para uma investigação minuciosa da questão cardíaca, principalmente para descartar síndromes coronarianas.

Estando tudo OK nesse ponto, é importante salientar também que existem dores no peito/tórax de origem pulmonar e também do trato digestório, como o Refluxo Gastro-Esofágico (RGE), por exemplo.

MAS, também as condições que afetam as estruturas MUSCULOESQUELÉTICAS da parede torácica estão entre as causas mais comuns de dor torácica.

Portanto a dor torácica não-cardiogênica abrange a investigação do trato digestório, do aparelho musculoesquelético, do aparelho respiratório e de distúrbios psicológicos inclusive.

Uma condição bastante comum de DOR na região do peito é a Costocondrite, uma inflamação das articulações condroesternais (costelas com o osso esterno do peito).

É uma condição comum vista em pacientes que se apresentam ao consultório e departamentos de emergência.

A palpação das articulações condroesternais afetadas da parede torácica causa sensibilidade.

Locais de alterações funcionais comumente atreladas à DOR musculoesquelética na região do peito:

Disfunções/Falta de mobilidade na Coluna Torácica (pois articula com as costelas e respectivamente com o osso esterno “peito”).

Osso Esterno: traumas, torções “mal jeito”, esforço excessivo com os músculos peitorais maiores.

Costelas: traumas, sobrecarga muscular, movimentos em amplitudes exageradas ou repetitivos (inclusive tosses e espirros).

Músculos: diversos músculos podem irradiar dores no “peito”, principalmente os que se inserem na região esternal, assim como o Diafragma (músculo respiratório).

Nervos: os nervos da região, chamados de intercostais podem ser abalados por falta de mobilidade em um segmento da coluna vertebral, por músculos intercostais tensos, e também por falta de algumas vitaminas ou efeito adverso de medicações que causam neuralgias.

Sequelas Pós-Cirúrgicas: quando realizadas incisões/cortes na região do peito/tórax, as mesmas podem causar fibroses de tecidos cicatriciais.

Contudo, percebe-se que a “DOR no peito/tórax” é complexa…

Passando por uma abordagem multidisciplinar (Cardiologista, Pneumologista, Gastroenterologista), e nos casos musculoesqueléticos, também por um FISIOTERAPEUTA CLÍNICO treinado, onde a Terapia Manual Ortopédica é de grande valor para a eliminação da DOR e restaurar a FUNÇÃO.

Dr. Luciano Hoefling

Whats: (51) 99259.0133

(51) 3065.6520

Av. Nações Unidas  2475/602

Novo Hamburgo/ RS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *